
A foto "Beijando a freira", do fotógrafo italiano Oliviero Toscani, criador de várias imagens usadas em campanhas publicitárias da Benetton. A foto chegou a ser proibida na Itália e na França após protestos da igreja.
(Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1084583-7084,00-MOSTRA+EM+PARIS+REVELA+A+HISTORIA+DE+FOTOS+POLEMICAS.html)
O que eu mais gosto em Toscani é a su
a ousadia em mostrar pro mundo os preconceitos que a sociedade tenta esconder, tenta camuflar... Os seus trabalhos causam impacto, incomodam, instigam... Mostram para o sujeito suas piores sujeiras, seus piores defeitos... Mostram o quanto o ser humano é mesquinho, frio e cruel. Bate de frente com o falso moralismo que todos nós temos.
Entrevista Oliviero Toscani from Bruno Lage on Vimeo.
Essa entrevista mostra como as pessoas, até mesmo os publicitários, comunicadores que deveriam ser os primeiros a não possuirem preconceitos, se sentem incomodados, desconfortaveis com a ousadia dos trabalhos de Toscani... Criticam de tal forma a levar para o lado pessoal.
Toscani é um grande fotógrafo, um dos mais sensacionais, e de fato revolucionou a forma que se fazia publicidade, mostrando o que todos os publicitários deveriam aprender na sua vida acâdemica, é que toda forma de comunicação social tem uma grande responsabilidade social, e talvez se existissem mais COMUNICADORES conscientes do poder que eles possuem, nossa sociedade não estaria vivendo esse colapso consumista, onde o ser humano não vale mais nada.
Essa entrevista aconteceu em 95, muita coisa mudou no mercado publicitário... inovações surgiram, a responsabilidade social aumentou, mas será que suficiente?
PAPO DE MULEKA

Nenhum comentário:
Postar um comentário