Oláaa galeraaaaaaaa....
Bem hoje o papo é sobre cinema, o texto é uma dissertação sobre as tecnicas de câmera usadas no filme Roubando Vidas (2004) do diretor D. J. Caruso. Um ótimo filme na minha opinião, um roteiro cheio de surpresas que prende a atenção do espectador.
O filme é uma história de suspense envolvendo uma investigação policial sobre vários assassinatos, por ser suspense já podemos esperar grandes feitos com a câmera e a iluminação para dar charme e aguçar os sentimentos do público.
A fotografia do filme é fantástica, a pelicula tem uma alta granulação, o que remete ao efeito de imagem "suja", misteriosa, aumentando o suspense. A iluminação montada submetesse a granulação da película, causando mistério, com a granulação e a iluminação adequada ao gênero do filme causa uma tensão no espectador.
O diretor trabalhou muito com super closes (mostra detalhes significativos para a cena.), pois com isso aproxima o espectador dos personagens incentivando a identificação com tal. Com o super closer o suspense aumenta, a tensão também, o espectador presencia tudo de muito perto, quase tendo a pespectiva do personagem. Também é usado os planos médios, esse por sua vez não aproxima tanto o público do personagem, mas o deixa atendo para tudo que está acontecendo e o que pode acontecer em cena.
Quando se fala de movimento de câmera em Roubando Vidas o que prevalece são movimentos lentos e suaves, que chega a incomodar o telespectador e despertar a curiosidade de saber o que vem a frente. Esse movimento é uma forma de revelar aos poucos a cena, levando o suspense as alturas. Os movimentos mais usados são os travelings sutis, Pan (que não é tão usado, mas aparece.) com o objetivo de situar o espectador no espaço, A câmera na mão também é ultilizada caracterizando ao espectador uma visão subjeitiva da cena, come esse movimento o público se incomoda, pois é como se os personagens estivessem sendo observados, vigiados.
As cenas sempre são feitas com fundos desfocados e focos pontuais nos personagens, ou seja, chegasse a concluusão que o diafragma foi uultilizado bem aberto, com isso diminuindo o campo focal.
Bem, o filme usa de técnicas de fotografia bem simples, mas que acarreta ao filme uma vasta gama de sentidos, e o principal deles é o suspense gerado.
Aqui só se falou de técnicas de câmeras, mas o roteiro também é ótimooo, vale a pena conferir.
By Papo de Muleka.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário